Grupo Rovema alcança certificação prata de emissão de gases do efeito estufa

01/11/2023

Em um marco significativo, o Grupo Rovema e suas empresas filiadas se tornam membros do Programa Brasileiro GHG Protocol, obtendo a Certificação Prata com inventário completo de suas emissões de gases de efeito estufa (Greenhouse Gas – GHG). Esse feito coloca o Grupo como o primeiro na região norte a atingir esse patamar.

 

A jornada começou em 2021 com a iniciativa de estabelecer uma filial no formato Net Carbon Zero, impactando especificamente clientes, fornecedores e colaboradores. A visão audaciosa dos líderes do Grupo foi contínua a todas as empresas afiliadas, e o desafio foi lançado em março deste ano.

 

Giovanna Ghedin, gerente do projeto, ressalta a responsabilidade social por trás deste compromisso “Demonstrar a responsabilidade com o projeto é contribuir para a redução dos impactos ambientais. A coleta de dados é essencial para a tomada de decisões informadas em relação à mitigação das mudanças climáticas, além de sensibilizar a comunidade a cerca da importância da sustentabilidade e o papel de cada um na proteção do planeta. A partir de agora, o monitoramento constante das emissões é indispensável, contribuindo para refletir nas mudanças das atividades humanas e na tecnologia. Por esse motivo, o Grupo Rovema desempenhará um papel crucial na criação de estratégias eficazes de redução de suas emissões."

 

O GHG PROTOCOL é uma iniciativa colaborativa que reúne diferentes setores da sociedade com o objetivo de proteger o planeta e melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de soluções de menor impacto ambiental.

 

Coordenado pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com o World Resources Institute, o projeto representa uma nova economia baseada em práticas sustentáveis, extremamente respaldadas pela comunidade científica, civil e empresarial.

 

Victor Hugo Rondon, assessor do projeto, destaca que todos os mecanismos sustentáveis concatenados e amplamente referenciados pela comunidade científica, civil e empresarial são motores adjacentes da nova economia “Mensurar e inventariar a emissão de C02 de aquilo que, você como empresa, tem domínio e poder de escolha traz uma responsabilidade intrínseca no planejamento e uma motivação extrínseca na imagem corporativa. Receber hoje, em 2023, o Selo Prata das 12 empresas matrizes coligadas é o reconhecimento da longa estrada que o Grupo investe e acredita ser o caminho da perenidade.”

 

Para Giovanna e Victor, "O desafio futuro é enfrentar a medição do chamado 'escopo 3', que compreende a cadeia indireta do negócio no downstream e upstream, um passo importante para todos os envolvidos nos próximos anos."

 

 

EMPRESAS OURO, PRATA E BRONZE NO BRASIL 2022:

 

Mais notícias

SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor

Acesse o Jornal Rovema e fique bem informado

Mande seu currículo para nosso banco de talentos

Endereço Matriz: Av. Calama, 1383 - São João Bosco - Porto Velho/RO - CEP: 76803-705

Telefone: + 55 69 3216-9600

Políticas de privacidade

Registre uma solicitação - LGPD