A evolução do Pix com maior proteção contra fraudes e redução de custos

27/11/2023

 

O Pix, desde o seu lançamento, demonstrou ser uma revolução no cenário de pagamentos eletrônicos no Brasil. Sua finalidade inicial era proporcionar agilidade e facilidade nas transações financeiras, e seu crescimento é notável. Segundo a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), o Pix, com mais de 24 bilhões de transações, encerrou o ano passado com uma média de 66 milhões de operações diárias.

Hoje, é o método mais utilizado, pela sua capacidade de substituir outros meios de pagamento, e já ultrapassa o uso do cartão de crédito e do pagamento de boletos por código de barras. Isso demonstra a confiança dos usuários no Pix e sua aceitação no mercado.

Uma das principais vantagens é a proteção contra fraudes. Os mecanismos de segurança implementados pelas instituições financeiras permitem que os usuários desfrutem de transações mais seguras, reduzindo significativamente os riscos de fraudes financeiras. Essa eficiência no combate às fraudes e crimes representa um avanço na proteção dos consumidores e empresas.

Para empresas, uma possibilidade segura é o recebimento de valores com o QR Code Pix integrado com o banco, diferente do QR Code que é visto impresso no balcão, as transações são realizadas com informações específicas da venda, no caso de boletos com os dados do destinatário, o pagamento é detectado em segundos, por sua vez, o boleto é compensado na hora, trazendo maior segurança para o comércio.

Uma das medidas mais importantes nesse sentido foi em 2021 com a criação do MED (Mecanismo Especial de Devolução), em que possibilita, após análise, a reversão de valores em casos de fraudes. Novas normativas e atualizações estão sendo criadas a todo tempo para garantir o melhor uso do Pix.

Especialistas são unânimes ao afirmar que o Pix veio para democratizar os pagamentos tanto para pessoa física quanto pessoa jurídica e assim, atender várias modalidades de negócios, como o Pix transferência, saque, troco e QR Code por meio de integração de tecnologia. O Pix é para todos, pequenos, médios e grandes negócios.

Outro aspecto relevante é a redução de custos. Com o uso de QR Codes nos boletos, uma nova era de pagamentos foi inaugurada. Os QR Codes podem armazenar mais dados financeiros do que um código de barras convencional, tornando a conciliação mais eficiente e rápida. Outra vantagem é que o custo é até 70% menor em relação aos boletos tradicionais, em que somente a taxa de serviço pode custar até R$3,50 por boleto emitido. Se o empresário for considerar a alta inadimplência no Brasil esse custo pode triplicar. Com o Pix é garantia de dinheiro sempre em caixa, e é possível fazer movimentações e investimentos maiores, proporcionando a geração de novos negócios.

Com a expansão do Pix, os bancos digitais estão ganhando ainda mais espaço no mercado financeiro. Fintechs, como a UzziPay da Amazônia, têm se destacado ao oferecer soluções inovadoras desde 2019, proporcionando às empresas e consumidores a oportunidade de desfrutar dos benefícios com o QR Code Pix em boletos, sistemas de frente de caixa no varejo e até geração via site para e-commerce. Com a gestão de recebimentos centralizada, esses cases demonstraram uma economia no caixa dos clientes de cerca de 50%, consolidando ainda mais essa modalidade de pagamento como uma parte essencial da economia brasileira.

Condomínios, escolas e empresas que trabalham com cobrança via boleto já utilizam essa forma de recebimento com a garantia de segurança e potencial de redução de custos, se tornando uma escolha estratégica para todos que desejam otimizar suas operações financeiras.

 

Para saber mais nos acompanhe nas redes sociais:

Site: www.uzzipay.com

Instagram: @uzzipay.oficial

Facebook: www.facebook.com/uzzipay.oficial

Linkedin: www.linkedin.com/company/uzzipay

 

 

 

 

 

Mais notícias

SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor

Acesse o Jornal Rovema e fique bem informado

Mande seu currículo para nosso banco de talentos

Endereço Matriz: Av. Calama, 1383 - São João Bosco - Porto Velho/RO - CEP: 76803-705

Telefone: + 55 69 3216-9600

Políticas de privacidade

Registre uma solicitação - LGPD